Significado de ONG

Compartilhar no Facebook

O que é ONG:

ONG é a sigla de Organizações Não-Governamentais, que são um grupo que não possuem fins lucrativos, e fazem diversos tipos de ações solidárias, para grupos específicos, como crianças, idosos, animais, meio ambiente, e etc., e fazem parte do terceiro setor.

AS ONGs surgiram com o objetivo de fazer uma parte que, em tese, é de responsabilidade do Estado, ou então complementá-lo quando ele não consegue atingir esse nível, buscando fazer o possível, muitas vezes, para pessoas excluídas da sociedade, e pessoas que não tem voz.

AS ONGs sobrevivem, na maioria das vezes, de financiamentos e doações do próprio Estado, e também de algumas entidades privadas, além de ter basicamente a Judá de voluntários, que são as pessoas que “trabalham” na entidade. Uma ONG não tem valor jurídico, ou seja, fazendo parte do terceiro setor, ela faz parte de associações e fundações, não constitui uma empresa, ou pessoa jurídica.

Para montar ou criar uma ONG, é necessário inicialmente formular um estatuto, que é o documento que vai conter o nome da entidade, onde vai ser a sede, as finalidades e objetivos, contratar se possível uma assessoria jurídica, uma vez que é obrigatório que um advogado assine o estatuto, aprovar o estatuto, seja através de assembléias, ou reuniões, eleger a diretoria, e por último, registrar legalmente a ONG, em um cartório.

Existem ONGs que são conhecidas mundialmente, como a WWF (Worldwide Fund for Nature) que é uma entidade que protege omeio ambiente, o Greenpeace, que preserva a natureza e os animais, e atua também no Brasil, a Fundação SOS Mata Atlântica, que defende a fauna e flora da Mata Atlântica, e muitas outras.

O significado de ONG está na categoria: Siglas