Significado de ONU

Compartilhar no Facebook

O que é ONU:

ONU é a sigla para Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.

A ONU foi fundada em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de deter as guerras entre os países e para facilitar diálogo entre os mesmos.

A ONU é formada por 192 estados-membros, incluindo quase todos os soberanos do mundo, e está dividida em diversas instâncias administrativas:

  • Assembleia Geral;
  • Conselho de Segurança, que tem o objetivo de decidir resoluções de paz e segurança;
  • Conselho Econômico e Social, que auxilia na promoção da cooperação econômica, social e no desenvolvimento mundial;
  • Secretariado, que fornece estudos e informações;
  • Tribunal Internacional de Justiça, que é o órgão judicial principal.

Além das instâncias administrativas, a ONU também é formada por um grande sistema, chamado Sistema das Nações Unidas, formado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento.

A ONU é financiada por contribuições de todos os seus Estados membros, e tem seis idiomas oficiais: Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol.

Saiba mais sobre o significado de Unesco e UNICEF.

ONU no Brasil

Desde 1947 o Brasil tem uma representação fixa da ONU em seu território.

As Organizações Unidas, em parceria com o governo federal brasileiro, os estados e municípios, ajudam a planejar e executar projetos de desenvolvimento social e humano para o país. 

O significado de ONU está na categoria: Siglas