Significado de Ônus e Bônus

Compartilhar no Facebook

O que são Ônus e Bônus:

O termo ônus significa um peso ou um encargo enquanto bônus significa uma vantagem ou uma recompensa. O provérbio “Não há ônus sem bônus” ilustra uma situação em que o esforço aplicado na realização de algo irá resultar em algum tipo de recompensa.

Por exemplo, quando uma empresa define os objetivos de venda para um período, muitas vezes estipula um bônus que o vendedor irá receber caso atinja o objetivo. Funciona isto como um estímulo para que o vendedor tenha melhor desempenho. Neste caso, o ônus é o empenho extra que se espera que o vendedor venha a ter.

Ônus

Ônus é um termo com predominante utilização na área jurídica. Por exemplo, uma certidão de ônus reais é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, que mostra os atos praticados pelo proprietário do imóvel. Indica se há ou não algum ônus, ou seja, alguma hipoteca, penhora, etc., sobre o bem. No Direito, o ônus da prova é a obrigação de quem alega um determinado fato ter que apresentar provas para esse fato.

Bônus

Bônus é um termo frequentemente utilizado como forma de atrair os consumidores para adquirir determinado produto. Alguns exemplos de bônus podem ser: empresas de telecomunicações, supermercados, cartões bancários, etc., que costumam oferecer bônus aos clientes que adiram a determinados tipos de serviços; jogos de computador oferecem bônus a quem conseguir concluir as diversas etapas de um jogo; certas reedições de obras musicais acrescentam por vezes faixas bônus.