Significado de Oriente Próximo

Compartilhar no Facebook

O que é Oriente Próximo:

Oriente Próximo ou Próximo Oriente é o nome de uma região geográfica que abrange diferentes países do sudoeste asiático.

O termo foi aplicado originalmente para os Estados dos Bálcãs no Leste Europeu, mas hoje em dia descreve também os países do Sudoeste Asiático entre o Mar Mediterrâneo e o Irã, especialmente em contextos históricos. O termo Oriente Próximo entrou em uso nos anos de 1890.

O conceito de Oriente Próximo inclui países distintos dependendo dos profissionais, já que arqueólogos e historiadores têm uma definição, e cientistas políticos, economistas e jornalistas uma outra.

O termo é usado por arqueólogos, geógrafos e historiadores, e refere-se à região que engloba a Anatólia, que é a porção asiática da Turquia, o Levante que compreende a Síria, Líbano, Jordânia, Chipre, Israel e territórios Palestinos; Mesopotâmia, que é o Iraque, e a Transcaucásia que engloba Georgia, Armênia e Azerbaijão.

Nos contextos políticos e jornalísticos, essa região é normalmente considerada como compreendida no Oriente Médio, enquanto que os termos Oriente Próximo são preferíveis nos contextos arqueológicos, geográficos e históricos.

Oriente Próximo e o Surgimento das Primeiras Cidades

A história antiga do Oriente Próximo tem graves falhas de documentação, já que não existem muitas fontes escritas.

O Oriente Próximo sofreu uma revolução agrícola no período Neolítico, beneficiando os povos da Mesopotâmia, os hebreus, fenícios e persas.

A agricultura praticada pelos povos que viviam nas planícies irrigadas por grandes rios (como Tigre e Eufrates) sofreu um grande desenvolvimento, o que influenciou positivamente a economia e potenciou a fundação das primeiras cidades no Oriente Próximo.

A descoberta e utilização do bronze constituiu um fator importantíssimo nessa revolução.

Um conceito bastante utilizado por arqueólogos, historiadores e egiptólogos é o de "Antigo Oriente Próximo" ou "Antigo Oriente", referente à região onde surgiram algumas civilizações que precederam as civilizações clássicas.

Essa região é atualmente conhecida como Oriente Médio (Iraque, parte do Irã, parte da Turquia, Síria, Líbano, Israel, Egito).

O Antigo Oriente Próximo corresponde a um período que começa na Idade do Bronze e vai até à expansão dos Persas, no Século VI a.C.

Oriente próximo, Oriente médio e Extremo oriente

O Oriente Médio, também conhecido por Médio Oriente, abrange a região do leste e sul do mar Mediterrâneo, expandindo-se desde o leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico.

Já a região do Extremo Oriente é conhecida por abranger o Leste da Ásia ou a Ásia Oriental, como também é chamada.

Tradicionalmente, o Extremo Oriente é formado pelos seguintes países: parte da China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, o extremo leste da Rússia e todo o continente da Oceania. 

Ver também o significado de Oriente

O significado de Oriente Próximo está na categoria: Geral