Significado de Osteoporose

Compartilhar no Facebook

O que é Osteoporose:

Osteoporose é uma doença que reduz a densidade e a massa dos ossos, provocando aumento da fragilidade óssea e maior risco de fraturas. Em grande parte dos casos, o paciente só sabe que está com a doença porque um traumatismo mínimo causou uma fratura, o que não aconteceria em um osso normal.

É uma doença assintomática. Caso não haja prevenção precoce para retardar a osteoporose ou a realização de exames diagnósticos, a doença vai evoluindo até ocorrer uma fratura que pode ser grave.

A osteoporose atinge principalmente as mulheres na pós-menopausa, visto que há uma diminuição dos hormônios sexuais. O risco de desenvolver a doença vai aumentando com o envelhecimento, tanto no homem quanto na mulher. Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da osteoporose são:

  • Histórico da doença na família;
  • Alimentação pobre em cálcio e vitamina D;
  • Pouca exposição ao sol;
  • Excesso de peso;
  • Problemas hormonais.

Para prevenir a osteoporose é fundamental a ingestão de alimentos (ou comprimidos) com cálcio e vitamina D, exposição solar moderada e prática regular de atividade física.

O tratamento da osteoporose varia em função da causa. Somente após o diagnóstico (feito a partir de avaliação da densidade óssea e outros exames) o médico poderá indicar o melhor tratamento.

O significado de Osteoporose está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças