Significado de Ostracismo

Compartilhar no Facebook

O que é Ostracismo:

Ostracismo significa isolamento ou exclusão. É um termo proveniente da Grécia antiga e era uma forma de punição aplicada aos cidadãos suspeitos de exercerem poder excessivo e restrição à liberdade pública.

Ostracismo é o afastamento (imposto ou voluntário) de um indivíduo do meio social ou da participação em atividades que antes eram habituais. Uma forma de ostracismo acontece com alguma frequência no meio artístico, quando o profissional se desliga do público sendo, por vezes, completamente esquecido.

Um caso que pode ser referido como ostracismo aconteceu com o sambista brasileiro Cartola. Ele se afastou do meio musical por cerca de quase duas décadas (entre as décadas de 1930 e 1950) e chegou a ser dado como morto. Cartola é considerado por muitos críticos como o maior sambista da história da música brasileira.

O ostracismo social é um tipo de discriminação que ocorre quando um determinado indivíduo é excluído ou separado por motivos sociais.

Ostracismo grego

Na sua concepção original, na altura de Clístenes na Grécia Antiga, o ostracismo representava o desterro de um determinado cidadão. A lei foi instituída em Atenas como uma medida para evitar a formação de uma nova tirania.

Quando um indivíduo era considerado uma ameaça para a comunidade, era feito um plebiscito que decidiria se ele seria ou não afastado da comunidade. Quando a decisão era a favor do ostracismo, o nome do indivíduo era escrito em uma pequena tábua que era chamada "ostraka" (óstraco em português). Em alguns casos, o condenado não era popular entre o povo, não havendo fundamentação legítima para afastá-lo.

O ostracismo normalmente tinha uma duração de 10 anos e não resultava na privação dos direitos e bens. Alguns dos ostracismos mais famosos na Grécia Antiga foram os de Temístocles, Aristides, Címon e Hiparco.

O significado de Ostracismo está na categoria: Geral