Significado de Outsourcing

Compartilhar no Facebook

O que é Outsourcing:

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do negócio de forma mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial.

O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que os previstos. Outra desvantagem consiste em que a terceirização pressupõe um certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Outra crítica consiste em que a terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador. Quando acontece o offshore outsourcing (terceirização de serviços para uma empresa em outro país, de modo a encontrar mão-de-obra mais barata), há um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores.

O outsourcing é uma prática que deve ser bastante ponderada antes de ser implementada em uma empresa, porque pode ter impactos positivos ou negativos.

Outsourcing e terceirização

Apesar dos termos outsourcing e terceirização serem muitas vezes usados como sinônimos, em muitos casos o outsourcing revela a atribuição de um trabalho para uma empresa fora do país de origem da empresa contratadora, enquanto a terceirização revela contatos e transações dentro do próprio país.

Outsourcing de impressão

Um famoso tipo de outsourcing no mundo empresarial é o outsourcing de impressão. Como o próprio nome indica, este exemplo de outsourcing é solicitado por empresas que utilizam muito a impressão de documentos e outros tipos de material. Desta forma, a empresa original não tem que se preocupar com as soluções de impressão e cópia, pois a empresa contratada encontra formas de melhorar a qualidade e de reduzir os custos nessa área.

Empresas especializadas nessa área fazem a gestão dos equipamentos de impressão, ficando também responsáveis pelo suporte técnico e provisão de insumos.

O significado de Outsourcing está na categoria: Expressões em Inglês