Significado de Ovo de Colombo

Compartilhar no Facebook

O que é Ovo de Colombo:

Ovo de Colombo é uma expressão popular que significa que algo muito difícil de se realizar, parece muito fácil, depois de concretizado.

Ovo de Colombo é uma metáfora usada para se afirmar que qualquer um poderia realizar o feito.

Quando a expressão é usada para dizer que determinada pessoa encontrou seu ovo de Colombo, estamos afirmando que a pessoa descobriu algo que vai lhe dar muitos proveitos.

Origem da expressão

Ovo de Colombo é uma expressão que tem duas versões para sua origem. Na Espanha, depois da descoberta da América, Colombo é homenageado em um banquete. Alguns presentes menosprezaram o feito e afirmaram que qualquer navegador poderia realizá-lo.

Colombo desafiou-os a colocar um ovo em pé. Como ninguém conseguiu, Colombo bateu o ovo sobre a mesa, amassando uma das extremidades, o que possibilitou o ovo ficar em pé, e acrescentou: "Qualquer um poderá fazê-lo mas, antes é necessário que alguém tenha a ideia.

Na Itália, alguns historiadores afirmam que foi o arquiteto Filippo Brunelleschi, que se recusou em mostrar seu projeto da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiori, em Florença, e desafiou alguns arquitetos a colocar um ovo em pé. Como nenhum conseguiu, Filippo bateu o ovo sobre a mesa, amassando uma de suas extremidades, e o ovo ficou em pé.

Os arquitetos alegaram que poderiam fazer o mesmo, e Filippo afirmou que da mesma forma poderiam copiar o seu projeto.

O significado de Ovo de Colombo está na categoria: Expressões Populares