Significado de Ozônio

Compartilhar no Facebook

O que é Ozônio:

Ozônio é um gás instável constituído por três átomos cujo símbolo químico é O3. É produzido naturalmente na estratosfera (camada acima da superfície terrestre) após a ação de raios solares ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio (O2) separando os dois átomos, que, ao serem associados individualmente a outras moléculas O2, produzem o ozônio.

O ozônio tem cor azulada, cheiro forte, é altamente reativo e por isso, um elemento tóxico. É nocivo a qualquer ser vivo. A exposição ao ozônio prejudica gravemente os seres humanos (afeta os órgãos respiratórios após inalação, provoca câncer de pele, cegueira, etc.) e a natureza, impedindo o crescimento ou mesmo destruindo a vegetação. Industrialmente, é utilizado como branqueador, agente oxidante e esterilizante do ar e da água.

Camada de Ozônio

O equilíbrio entre a formação do ozônio e a emissão dos raios ultravioleta forma uma espécie de cobertura denominada "camada de ozônio", situada a mais de 30.000 metros de altitude. A camada de ozônio exerce um papel importante na proteção dos seres humanos, plantas e animais dos efeitos prejudiciais do ozônio.

Por isso, as tentativas de redução do uso de produtos que podem causar a destruição dessa importante camada. Sem ela, não haveria vida no planeta Terra. No dia 16 de setembro comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Buraco na Camada de Ozônio

Estudos mostraram que na zona da Antártida, durante a Primavera, surge um buraco na camada de ozônio que tem vindo a aumentar. Na verdade, o "buraco" significa que a espessura da camada de ozônio tem se tornado mais fina. O fenômeno também se verifica em outras regiões do planeta, mas os efeitos naquela região são mais preocupantes.

Uma das principais causas é o uso do CFC (clorofluorcarbono), gás emitido por alguns produtos usados na indústria. Outras substâncias poluentes causadoras da destruição do ozônio são os óxidos nitrosos (expelidos pelos veículos) e os gases CO2, emitidos pela queima de carvão e petróleo.

A crescente emissão desses gases através de ações antrópicas (realizadas pelo homem) também tem provocado uma alteração no efeito estufa, provocando o aquecimento global.

O significado de Ozônio está na categoria: Geral