Significado de Papoula

Compartilhar no Facebook

O que é Papoula:

A papoula é uma planta da família Papaveraceae. A espécie mais conhecida e mais cultivada é a Papaver somniferum L., também conhecida como papoula dormideira, que é usada para obter o ópio. A flor desta planta pode ser branca, rosa, arroxeada ou vermelha.Papoula

A flor papoula pode significar falsa paixão, sonho, extravagância, fertilidade e ressurreição.

A papoula está fortemente ligada ao ópio, já que este é o látex do fruto da papoula enquanto ainda não está maduro. Este látex é bastante semelhante ao da seringueira, no entanto possui propriedades diferentes, sendo que o extraído da papoula contém morfina, codeína, papaverina e outras substâncias.

A semente da papoula é muitas vezes usada na culinária. Muitas pessoas pensam que o uso da semente da papoula é ilegal no Brasil, o que não é verdade. O ópio é retirado da planta enquanto esta ainda está verde, enquanto que as sementes são extraídas quando a planta já se encontra seca. Mesmo assim, no Brasil, a venda da semente de papoula é controlada pela ANVISA através da Resolução RDC nº 239, de 28 de agosto de 2002. Ou seja, a semente não é proibida, mas sabendo que há muitas burocracias que os importadores têm que cumprir, a importação para o Brasil diminuiu. Contudo, a plantação em grande escala da espécie dormideira é proibida em solo brasileiro.

As sementes de papoula costumam ser usadas em saladas, massas, pães, bolos, tortas, salada de frutas, compotas, biscoitos, entre muitas outras coisas. É preciso ter em conta que o consumo de sementes de papoula pode originar um falso positivo da presença de ópio em um teste de detecção de drogas.

Há muitos anos a papoula vem sendo usada para fins medicinais. Na Mesopotâmia, por exemplo, um chá feito com a papoula servia para tratar insônias e prisão de ventre. Algum tempo mais tarde os babilônios e assírios usavam a seiva da papoula para produzirem remédios. O pai da medicina, Hipócrates, foi dos primeiros a registrar os efeitos medicinais desta planta. Alguns autores acreditam que um médico grego usava o ópio nos gladiadores em Roma. Esta substância ganhou popularidade na Europa no princípio do séc XVI, mas a sua propagação foi controlada pela Igreja Católica. Por volta dessa altura, uma fórmula à base de suco de papoula foi criada pelo médico suíço Paracelso. A crença que este remédio - o láudano - curava várias doenças e até tinha o poder do rejuvenescimento, fez com que o ópio ficasse ainda mais famoso em todo o mundo.

Em 1803, Friedrich Sertürner inventou a morfina depois de pesquisar e observar os variados efeitos do ópio. Esse não foi apenas o primeiro alcaloide a ser extraído do ópio, foi o primeiro alcaloide a ser extraído de uma planta.

O significado de Papoula está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Flores