Significado de Pedigree

Compartilhar no Facebook

O que é Pedigree:

Pedigree é um certificado de registro de animais de raça pura, principalmente gatos e cachorros e cavalos de puro-sangue.

Os pedigrees revelam informação detalhada sobre a linha ancestral do animal, ou seja, sobre a sua origem, identificando entre três a cinco gerações do animal em questão.

O pedigree  tem o objetivo de confirmar que o animal possui as características de acordo com a raça, que não é nenhuma pista, que é totalmente puro. Os certificados são emitidos pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) de cada região ou pela SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia).

Para o animal ter pedigree, ele tem que possui todas as características básicas da raça, como variedade, pelagem, cores aceitáveis, tamanho, peso máximo, e etc. O certificado do pedigree também tem outro objetivo, o do proprietário exercer a função de dono do animal.

A palavra em inglês tem origem na expressão em francês "pied de grue", que em português significa "pé de grou". Isto porque nas árvores genealógicas, as setas têm o formato das pegadas deixadas por essa ave.

O pedigree também mostra a árvore genealógica do animal, como os seus pais, avós e bisavós, assim como seus títulos de competições e campeonatos, além do nome do criador. Os animais, principalmente cães e gatos, que possuem pedigree podem ser mais caros, pois, dão uma certa garantia ao proprietário a respeito da pureza da raça, seu temperamento e defeitos físicos, por exemplo.

O significado de Pedigree está na categoria: Geral