Significado de Pedra Lascada

Compartilhar no Facebook

O que é Pedra Lascada:

Pedra Lascada, também conhecidada como Período Paleolítico, é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C até 10.000 a.C (início do Período Neolítico).  Esse período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas, como machados, lanças, cajados, facas e outros objetos de pedra, como ossos e madeira.

pedra lascadaA vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos, como frutos, folhas e raízes. Os homens deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos, e abrigavam-se em cavernas e vãos entre rochas. Na fase do Paleolítico, a economia era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, apenas para si próprio e para a sobrevivência do grupo. Todos os bens produzidos pelo grupo, como ferramentas e utensílios, eram de propriedade coletiva.

Os homens se organizavam em pequenos grupos, e a eles cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo, já as mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos. A comunicação entre os indivíduos era baseada na emissão de pouca quantidade de sons, mais precisamente ruídos, e pinturas rupestres, desenhos feitos em paredes de cavernas, que eram usados para marcar o tempo, trocar experiências e transmitir mensagens e sentimentos.

Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo, que era produzido através de dois processos, um através da fricção de duas pedras sob um maço de palha seca, e a faísca obtida incendiava a palha, e em outro um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca, e através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

Hominídeos que viveram no Paleolítico foram os Australopitecos , Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon.

O significado de Pedra Lascada está na categoria: Geral