Significado de Pertinente

Compartilhar no Facebook

O que é Pertinente:

Pertinente é um adjetivo de dois gêneros que significa concernente ou que pertence. Também designa algo oportuno ou apropriado.

É uma palavra usada quando se pretende evidenciar algo que aconteceu a propósito. O significado está relacionado com o sentido de oportunidade daquilo que foi expressado verbalmente ou de forma escrita.

O termo também é utilizado com o sentido de importante ou relevante. Por exemplo, quando um aluno faz uma pergunta importante e o professor a classifica como uma pergunta pertinente, significa que é uma pergunta importante e muito útil para esclarecer o tema que está sendo abordado. Uma pergunta ou comentário pertinentes elucidam o assunto em debate.

A palavra "pertinente" é ainda aplicada como o sentido de "relativo" ou "concernente". É a indicação de que há uma relação com aquilo que é apresentado, que está relacionado. Por exemplo, "pertinente ao cinema francês", "legislação pertinente".

O antônimo de pertinente é impertinente, sendo esta uma palavra que também se aplica a pessoas. O significado de impertinente se refere a um indivíduo inconveniente, atrevido ou inoportuno.

Em inglês, a palavra pertinente é traduzida como pertinent ou relevant. Ex: They did not buy the car because the salesman did not give them pertinent (relevant) information. / Eles não compraram o carro porque o vendedor não deu as informações pertinentes.

O significado de Pertinente está na categoria: Língua Portuguesa