Significado de Piegas

Compartilhar no Facebook

O que são Piegas:

Piegas significa um apelo excessivo à comoção. Por vezes, se utiliza de forma depreciativa para designar alguém que dá muita importância a coisas insignificantes.

O termo piegas é normalmente aplicado a uma pessoa extremamente sentimental e que se emociona com facilidade. Um indivíduo que passa a vida se lamentando ou se queixando de tudo o que acontece ao seu redor, é apontado como um piegas. Alguém que se embaraça com pequenas coisas, apresenta atitudes ridículas e é amimado também pode ser visto como piegas. Pieguice é a postura ou o ato praticado por alguém considerado piegas.

Um livro, uma canção ou uma situação podem também ser considerados piegas quando têm o sentido melodramático. Num sentido religioso, é considerado como piegas o indivíduo que é muito devoto, sendo suas ações caracterizadas como pieguice religiosa. Em inglês, slushy é a tradução para piegas.

Algumas vezes o termo piegas é utilizado para caracterizar uma pessoa romântica. Esta confusão pode ter origem na corrente do realismo literário, que criticava o romantismo pela sua artificialidade, centrado na imaginação e com ideais utópicos. O poeta romântico vê a realidade através do sentimento e da emoção.

Um bom exemplo de alguém piegas é o personagem Tomás de Alencar do livro “Os Maias”, de Eça de Queirós. O personagem era psicologicamente caracterizado como antiquado ou artificial, simbolizando o romantismo piegas. Era um poeta do ultra-romantismo, um homem sem defeitos, com coração grande e generoso.

O significado de Piegas está na categoria: Língua Portuguesa