Significado de Pioneiro

Compartilhar no Facebook

O que é Pioneiro:

Pioneiro é um substantivo masculino proveniente do termo em francês pionnier e significa alguém que é o primeiro a abrir caminho através de uma região mal conhecida. Também pode ser um termo que designa um precursor, um desbravador ou descobridor.

Também pode ser aquele que prepara os resultados futuros ou explorador de sertões. Por exemplo, nos Estados Unidos, os colonizadores do norte do continente americano eram conhecidos como pioneiros.

Um pioneiro é um instrumento que consiste em um cabo com uma pedra amarrada numa extremidade e que se lança à água da popa de um barco de pesca, para evitar as guinadas produzidas pelas correntes fortes.

Antigamente, a palavra pioneiro era aplicada a um soldado que se adiantava no terreno para conseguir informação sobre o caminho para o resto do esquadrão.

No sentido figurado um pioneiro é considerado um empreendedor, pois se antecipa a outros indivíduos na criação de ideias inovadoras. Pioneiros e empreendedores ajudam a construir novos horizontes.

Pioneiros e Empreendedores

Pioneiros e Empreendedores é uma obra literária da autoria de Jacques Marcovitch, composta por três volumes. Essa obra relata a vida e conquistas de alguns dos maiores pioneiros do mundo empresarial brasileiro.

Jacques Marcovitch é também o curador da exposição "Pioneiros e Empreendedores - A Saga do Desenvolvimento no Brasil", que já ocorreu em 2010 no Rio de Janeiro, em 2012 em Fortaleza e de 6 de Junho a 4 de Agosto de 2013 estará em Manaus.

O significado de Pioneiro está na categoria: Geral