Significado de PMDB

Compartilhar no Facebook

O que é PMDB:

PMDB é a sigla de Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Foi fundado em 1980, tem orientação política centrista e código eleitoral nº 15.

O PMDB teve origem em 24 de março de 1966 com o nome Movimento Democrático Brasileiro (MDB), se revelando como partido opositor da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), criada pelo Regime Militar de 1964.

A partir de 1974, o PMDB tornou-se definitivamente um partido oposicionista com a liderança de Ulysses Guimarães. Conseguiu eleger um grande número de deputados na Câmara, afirmando o poder do partido. A transição do MDB para o PMDB deu-se devido à exigência do general Ernest Geisel de que os partidos deveriam ter à frente das suas siglas o termo partido.

Apesar da forte representatividade de militantes do PMDB no poder, ainda não houve nenhum candidato por esse partido que fosse vencedor das eleições para Presidente da República.

Michel Temer, vice-presidente da República no mandato da presidente Dilma Roussef (2011- ) e presidente nacional do PMDB, é o mais forte representante do PMDB no governo.

O significado de PMDB está na categoria: Siglas