Significado de Poder Aquisitivo

Compartilhar no Facebook

O que é Poder Aquisitivo:

Poder aquisitivo é a capacidade que uma pessoa ou uma população tem de adquirir bens. Têm maior poder aquisitivo aqueles que podem adquirir, o que não significa que adquiram, um valor maior em bens no mesmo lapso de tempo.

Poder aquisitivo é relacionado com os rendimentos monetários da pessoa/população, mas a pessoa que adquire determinado valor em bens por meios não-monetários, como trocando esses bens por um serviço, tem tanto poder aquisitivo quanto outra que os adquiriu com dinheiro.

Em economia, existe a chamada paridade do poder aquisitivo (PPA), ou paridade do poder de compra (PPC), que é um método para se calcular o poder de compra de dois países. A PPA mede quanto que uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais, uma vez que bens e serviços têm diferentes preços de um país para outro, ou seja, relaciona o poder aquisitivo de tal pessoa com o custo de vida do local, se o salário é suficiente para o indivíduo comprar tudo que deseja.

A paridade do poder aquisitvo é importante porque a comparação dos produtos internos brutos (PIB) em uma moeda comum não descreve com precisão as diferenças em prosperidade material, e a PPA leva em conta as diferenças de rendimentos e as diferenças no custo de vida.

O significado de Poder Aquisitivo está na categoria: Geral