Significado de Poligamia

Compartilhar no Facebook

O que é Poligamia:

Poligamia é um sistema onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo, ou até mesmo, sendo menos comum, onde a mulher tem mais de um marido simultaneamente. Poligamia é um termo de origem grega, que significa muitos casamentos.

Poligamia é o oposto de monogamia, e consiste no casamento com mais de uma pessoa, quando o homem possui várias mulheres, é chamado de poliginia, e é o mais comum acontecer, mas também existe a poligamia onde a mulher é casada com vários homens, e nesse caso, muito menos comum, e é chamado de poliandria (é mais frequente em sociedades matrilineares).

A poligamia não é relacionada com ter amantes, que no caso é uma situação de adultério, quando um indivíduo possui outro relacionamento, mas um dos parceiros não sabe. No sistema da poligamia, todos os envolvidos sabem do sistema em que estão, inclusive, é permitida por algumas religiões e até mesmo pela legislação de alguns países.

A poligamia está presente a muitos séculos, em vários países, mas tem caído em desuso com o passar do tempo. No islamismo, ela é praticada há séculos, inclusive pelo profeta Maomé, e até hoje é adotado em países muçulmanos, regulado até mesmo pelo Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, que permite que o homem tenha, no máximo, quatro esposas. Ainda no âmbito da religião, a poligamia era permitida para os mórmons até 1890, quando o sistema foi considerado proibido.

Poligamia é utilizada também no reino animal, designado para a relação onde os animais possuem vários parceiros sexuais durante seu período de reprodução.

Poligamia no Brasil

O artigo 235 do Código Penal brasileiro contempla penas para casos de poligamia ou bigamia. Quem é casado e casa novamente, poderá enfrentar uma pena de reclusão de dois a seis anos. Este artigo também indica que um indivíduo não casado mas que contrai casamento com uma pessoa casada (tendo conhecimento desse fato), poderá ser punido com reclusão ou detenção de um a três anos.

Apesar disso, se não houver ligação legal, ou seja, se não existir um casamento de acordo com a lei, um homem pode ter mais do que uma mulher e uma mulher mais do que um homem.

O significado de Poligamia está na categoria: Geral