Significado de População Absoluta

O que é População Absoluta:

População absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade, estado e etc.).

Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é “populoso” ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é “não-populoso” ou de pequena população absoluta.

Também pode ser definida como população fixa, que tem suas casas ou moradias fixas. Assim, o país que apresenta um elevado número de população absoluta é chamado de populoso.

Atualmente, a população absoluta mundial é de 7,2 bilhões de pessoas, e os cinco países mais populosos do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.

População absoluta do Brasil

De acordo com o senso demográfico de 2013, o Brasil possuía uma população absoluta de aproximadamente 200,5 milhões de habitantes, ocupando o 5º lugar no ranking dos países com mais pessoas.

No entanto, a população brasileira está mal distribuída, pois existem regiões do país com uma alta densidade geográfica, enquanto outras com baixas concentrações de pessoas.

As regiões Sudeste e Sul são as mais povoadas, enquanto o Norte e Centro Oeste estão entre as regiões com menor densidade demográfica.

População Relativa

População relativa é também chamada de densidade demográfica, e algumas pessoas confundem população absoluta com densidade demográfica.

Densidade demográfica é a média de habitantes por km2, para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área.

Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado; e quando possui baixa densidade dizemos que é fracamente povoado.

Ver também o significado de Taxa de natalidade.

O significado de População Absoluta está na categoria: Geral