Significado de Possibilidade

Compartilhar no Facebook

O que é Possibilidade:

Possibilidade é um substantivo feminino que expressa a propriedade ou condição de alguma coisa que é possível ou que pode ser ou acontecer.

Quando usada no plural, esta palavra pode significar o conjunto de bens ou capacidade financeira de uma pessoa. Por exemplo: Ele fazia parte de uma família muito humilde, com poucas possibilidades.

No âmbito da matemática, o estudo das possibilidades remete para a análise combinatória, e é a combinação dos vários cenários possíveis. Esta área de estudo pode ser aplicada em várias vertentes como a programação de computadores, economia, entre outras.

De acordo com Aristóteles, o conceito de dynamis revela uma nova possibilidade que a matéria tem de se transformar em algo diferente do que é e se opõe à energéia (ato), a fonte de realização.

Para o racionalismo, a possibilidade é equivalente à racionalidade, e se refere ao que acontece nos processos de pensamento e corresponde ao não contraditório.

Possibilidade jurídica do pedido

No âmbito do direito, mais concretamente do direito processual, a possibilidade jurídica do pedido consistia em uma das três condições da ação.

Em alguns casos, um determinado pedido pode ser considerado juridicamente impossível de cumprir. Um exemplo possível acontece quando alguém entra com um pedido de divórcio em um país que o divórcio não é permitido a nível legal. Em muitos casos, a impossibilidade jurídica é verificada quando ocorre uma transgressão em relação à moral e bons costumes e não em relação à lei.

Com o objetivo de aumentar o rendimento de cada processo, o projeto de Lei 166/2010 retirou a possibilidade jurídica do pedido da lista das condições da ação.

O significado de Possibilidade está na categoria: Geral