Significado de Pré-sal

Compartilhar no Facebook

O que é Pré-sal:

Pré-sal é um conceito do âmbito da geologia que representa uma parte do subsolo situado no fundo do mar que se encontra sob uma camada de sal.

Pesquisas resultantes da perfuração de poços indicaram que as rochas do pré-sal cobrem cerca de 800 quilômetros do litoral brasileiro, numa parte que vai de Santa Catarina até ao Espírito Santo. Nessas rochas existem grandes reservatórios de óleo que produzem petróleo.

Estima-se que as maiores reservas de petróleo ainda inexploradas encontram-se no Brasil, no Golfo do México e na costa ocidental africana.

O petróleo do pré-sal foi formado por microorganismos sedimentados no fundo do oceano há cerca de 150 milhões de anos quando houve o processo de separação das placas tectônicas que formaram a África e a América do Sul.

A extração de petróleo da camada pré-sal em território brasileiro foi feita pela primeira vez em 2008, pela Petrobrás. Os debates sobre o tema pré-sal incidem particularmente no elevado custo das tecnologias de exploração do petróleo, na participação de capital estrangeiro, na determinação do ritmo de extração (para evitar o rápido esgotamento) e na administração da riqueza gerada.

Em Novembro de 2013, um relatório divulgado pela AIE (Agência Internacional da Energia), prevê que graças ao óleo encontrado no pré-sal, o Brasil se transformará em um dos países com maior exportação de petróleo no mundo. No futuro próximo, o Brasil será um dos mais importantes produtores de energia do mundo. Estima-se que em 2035, a produção de petróleo no Brasil irá triplicar, colocando o Brasil no sexto lugar dos maiores produtores de petróleo do mundo.

O significado de Pré-sal está na categoria: Geral