Significado de Preguiça

Compartilhar no Facebook

O que é Preguiça:

Preguiça é um substantivo feminino com origem no termo em latim pigritia, é uma característica ou atitude que demonstra pouca disposição para o trabalho, ou aversão ao trabalho. Está também relacionada com negligência, indolência, mandriice, demora ou lentidão em praticar qualquer ação.

A preguiça se revela através da morosidade em cumprir algum trabalho, seja ele físico ou mental. Apesar de não ser considerada uma doença, a preguiça ou falta de atividade pode ser um sintoma característico de algumas patologias.

Uma pessoa que gosta de se levantar tarde ou gosta de ficar na cama pode ser considerada preguiçosa. Em inglês, a palavra preguiça é traduzida como laziness ou sloth, sendo que esta última é também usada para designar o bicho preguiça.

Preguiça também é o nome dado à corda que dirige o peso dos guindastes, para que este não toque na parede ou não fique preso.

No âmbito da serralharia, a preguiça é um aparelho no qual é possível pousar ou encostar uma barra de ferro que está sendo trabalhada.

A preguiça também pode ser o pau onde estão presas as cangalhas da moega (peça de um moinho), numa atafona (engenho usado para moer grão).

A Igreja Católica classifica a preguiça como um dos sete pecados capitais. A Bíblia apesar de não enumerar os sete pecados capitais, adverte o povo contra o perigo da preguiça no livro de Provérbios.

Bicho preguiça

No contexto da zoologia, a preguiça é um animal pertencente à ordem dos xenartros, e são uma família de mamíferos sul-americanos adaptados a viver nas florestas suspensos das árvores, que eles trepam. As preguiças se alimentam de folhas e os seus movimentos são muito lentos. Elas não possuem os dentes incisivos e possuem garras fortes e longas, muito arqueadas nos quatro membros, que permitem que elas durmam suspensas sem qualquer esforço muscular.

As mais conhecidas são a preguiça de dois dedos ou unau (Choloepus didactylus), que alcança 70 cm de comprimento e vive no Norte da América do Sul, e a preguiça de três dedos (tridáctila Bradypus tridactylus), que alcança 50 cm de comprimento e vive na América do Sul e Central.

O significado de Preguiça está na categoria: Geral