Significado de Pressuposto

Compartilhar no Facebook

O que é Pressuposto:

Pressuposto significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente, é uma pressuposição. Pressuposto também pode ser relacionamento a um propósito ou pretexto, ou um plano.

Os pressupostos são marcados por advérbios, verbos, orações adjetivas e adjetivos.  O pressuposto é um dado apresentado como indiscutível para o falante e o ouvinte, não permitindo contestações.

Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.

Exemplo de frase: A atividade de radiodifusão deve respeitar as condições pressupostas na atribuição do alvará para o seu exercício.

Pressuposto e subentendido

Na comunicação, em um enunciado ou uma frase, é possível identificar pressupostos e subentendidos. Um pressuposto é uma ideia clara que pode ser presumida, que é possível supor. Por outro lado, o subentendido é uma insinuação dentro do enunciado, algo que pode ser deduzido a partir da informação que é fornecida.

Uma frase pode ter vários pressupostos e subentendidos, sendo que neste último caso, os subentendidos dependem da interpretação que cada indivíduo é capaz de fazer.

Na frase "O João não pode mais dirigir um carro", o pressuposto é que o João antes dirigia um carro. Quanto ao subentendido, podem existir vários. Talvez o João não dirija mais porque a sua carteira de motorista foi cassada. No entanto, outro subentendido (interpretação alternativa) pode ser que o João não dirige mais porque sofreu um acidente grave.

Pressuposto processual

Para a área do Direito, pressuposto é um fato ou circunstância que se considera como antecedente necessário de outra, ou também quando alguma hipótese ou suposição deve ser lançada antes de ser provada.

Os pressupostos processuais podem ser de existência ou de validade. Dentro da categoria dos pressuspostos processuais de existência, é possível identificar os subjetivos e objetivos.

O significado de Pressuposto está na categoria: Geral