Significado de Produtividade

O que é Produtividade:

Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável.  É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.

Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para uma indústria, por exemplo, a produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção.

Os indicadores da produtividade de uma empresa estão relacionados ao processo de produção para geração de produtos ou serviços. As falhas na produção, quando corrigidas em tempo evitam prejuízos na produtividade.

O bloco econômico denominado “Tigres Asiáticos”, formado pela Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong, localizados no sudeste da Ásia, a partir da década de 80, apresentaram uma elevada produtividade, com a implantação de táticas agressivas, com a atração do capital estrangeiro, a isenção de impostos e mão de obra barata, visando à exportação.

A produtividade e o EBITDA

A produtividade de uma empresa pode ser medida pelo EBITDA (Earnings Before, Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), que traduzido para o português, significa “Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (Lajida), que representa quanto uma empresa gera de recursos, através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros. É um indicador financeiro muito usado por analistas financeiros.

A produtividade e aTPM

TPM (Total Produtive Maintenance), em português, Manutenção Produtiva Total, é um sistema criado no Japão, com o objetivo de eliminar perdas, diminuir custos e aumentar a produtividade das empresas e a sua competitividade.

O significado de Produtividade está na categoria: Geral