Significado de Profilaxia

Compartilhar no Facebook

O que é Profilaxia:

Profilaxia é um termo muito utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. O termo profilaxia é de origem grega e significa precaução, e é também utilizado para designar estudo de outras áreas do conhecimento.

Profilaxia é muito mais utilizado na área da medicina, que são as medidas que podem ser tomadas para reverter ou evitar doenças, desde procedimentos complexos, como o uso de remédios, até os mais simples. Um grande exemplo da profilaxia, foi a criação da vacina, que faz com que o sistema imune reconheça os elementos externos que podem atingí-los e assim desencadeiam uma reação de defesa.

Em odontologia, a profilaxia também é muito importante, uma vez que, quando o paciente procura ir ao dentista periodicamente para fazer higienização ou apenas em consultas periódicas, acaba evitando que doenças odontológicas se instalem e tornem mais difícil depois o tratamento.

Profilaxia é também utilizada em jogos de xadrez, para designar uma postura onde o jogador toma determinadas atitudes para evitar as jogadas do seu adversário, criando estratégias para não virar o alvo.

O significado de Profilaxia está na categoria: Medicina