Significado de Quadriplegia

Compartilhar no Facebook

O que é Quadriplegia:

Quadriplegia, também conhecida como tetraplegia é um termo do âmbito da medicina e que significa paralisia dos quatro membros.

Uma pessoa nessa condição perde a mobilidade nos membros superiores e inferiores, perdendo também o controle da musculatura do tronco. A quadriplegia pode resultar de doenças cerebrais, doenças da medula espinhal, doenças do sistema nervoso periférico, doenças neuromusculares e em casos mais raros, pode ser o resultado de doenças musculares.

Existe uma diferença entre tetraplegia e quadriplegia. Apesar de ambas condicionarem ou paralisarem os quatro membros, o fator que causa essa paralisia é diferente. A tetraplegia é causada por um dano na região superior da medula (normalmente entre a primeira e a sétima vértebras cervicais), enquanto a quadriplegia é resultado de uma lesão no encéfalo.

A quadriplegia pode reduzir drasticamente a mobilidade de uma pessoa ou até mesmo paralisá-la completamente, sendo que até o ato de respirar pode ficar difícil para a pessoa em questão. Uma grande parte dessas paralisias é causada por AVCs (acidente vascular cerebral), ou acidentes (muitos deles de automóvel).

No caso da paraplegia (em que os braços não são afetados), uma pessoa com quadriplegia fica com todos os membros paralisados, o que significa que vai ter ainda menos autonomia, precisando de cuidados permanentes de outras pessoas. Tarefas que parecem simples para pessoas com total mobilidade - como se alimentar e tratar da sua própria higiene - se tornam muito complicadas para pessoas nesta condição, precisando de alguém que ajude nessa área.

Um paciente quadriplégico precisa de uma cadeira de rodas especial, que se movimenta com movimentos do queixo ou através do sopro. Além disso, precisam de um aparelho que as ajude a manter uma postura vertical e em muitos casos necessitam de um aparelho que auxilie a sua respiração.

Quadriplegia espástica e atetóide

A quadriplegia espástica e atetóide são tipos de paralisia cerebral que afetam todo o corpo. No caso da quadriplegia espástica, os membros inferiores costumam estar mais afetados que os superiores, enquanto na quadriplegia atetóide os braços são regra geral mais afetados. Um grande número de crianças espásticas e todas as crianças atetóides apresentam ataxia, rigidez ou flacidez.

Quadriparesia

A quadriparesia consiste em uma paralisia cerebral onde a criança tem todo o seu corpo afetado, sendo que os membros superiores são mais prejudicados.

O significado de Quadriplegia está na categoria: Medicina