Significado de Qualificação

O que é Qualificação:

Qualificação é o ato ou efeito de qualificar, ou seja, atribuir uma qualidade ou um título a algo.

Este termo pode ser também atribuído as condições referentes à formação profissional e experiência de alguém, sugeridas para o exercício de um cargo, por exemplo.

O fator qualificativo de um indivíduo também pode se referir as características identificadoras e qualificadoras desta pessoa.

Qualificação profissional

É a preparação de um indivíduo através de uma formação profissional para que ele possa aprimorar suas habilidades e executar funções específicas, demandadas pelo mercado de trabalho.

A qualificação profissional não é uma formação completa, mas costuma ser utilizada como um complemento da educação formal, podendo ser aplicada nos níveis de ensino básico, médio ou superior.

Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações e etc).

No atual mundo globalizado, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, mas sim de qualificação.

Saiba mais sobre o significado de qualificação profissional.

Qualificação pessoal

Qualificação pessoal são os atributos relacionados ao caráter e personalidade de um indivíduo. Essas características não são necessariamente direcionadas para uma carreira profissional, mas sim as qualidades que formam a pessoa como um ser humano.

A qualificação pessoa busca a melhoria dos defeitos do indivíduo, que deseja torna-se uma pessoa melhor em todos os âmbitos.

Ver também o significado de personalidade.

O significado de Qualificação está na categoria: Geral