Significado de Quociente

Compartilhar no Facebook

O que é Quociente:

Quociente (ou cociente) é uma palavra que deriva do termo latino "quotiens", cujo significado é "quantas vezes". A palavra é utilizada para designar o resultado de uma divisão aritmética. Tratando-se de uma divisão inteira, o quociente é o valor que se obtém do dividendo, subtraído do resto, dividindo pelo divisor.

Quociente (ou razão) é também o termo utilizado para designar uma fração de dois números inteiros.

O Quociente de Inteligência (QI) é o valor que se obtém por intermédio de testes à capacidade mental de um indivíduo, comparando-o ao seu grupo etário. Mais especificamente, o QI é obtido dividindo a idade mental de um sujeito pela sua idade cronológica e multiplicando esse valor por 100.

Indivíduos com QI entre 90 e 109 são considerados normais, ao passo que indivíduos com QI acima de 140 são considerados geniais.

O conceito de múltiplas inteligências, desenvolvido a partir da década de 1980 pelo psicólogo americano Howard Gardner, introduziu a percepção de que um indivíduo possuía outras capacidades importantes além daquelas reveladas nos testes de QI.

Com a realização de muitas pesquisas neste campo, surgiu o conceito de Quociente Emocional (QE) que está relacionado com as emoções do indivíduo e com a capacidade de lidar com as emoções dos outros.

Já no século XXI, surge uma medida de inteligência mais importante que o QI e o QE: o Quociente Espiritual (QS), que abrange a esfera espiritual do ser humano, o modo de lidar com questões de existência, de sentido e valor.

O significado de Quociente está na categoria: Geral