Significado de Radiação

Compartilhar no Facebook

O que é Radiação:

Radiação é um termo da área da Física e significa a propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade.

Os elementos condutores de energia determinam as formas de radiação eletromagnética ou corpuscular.

A radiação eletromagnética se caracteriza pela oscilação entre um campo elétrico e um campo magnético e está classificada de acordo com a frequência de ondas, sendo as mais conhecidas: ondas hertzianas (de rádio ou TV), microondas, radiação infravermelha, ultravioleta, raios X e raios gama.

A radiação corpuscular é constituída por partículas subatômicas, sendo os tipos mais conhecidos: elétrons, prótons, nêutrons, dêuterons e partículas alfa e beta. Existem quatro tipos de radiação: alfa, beta e gama e X.

A radiação é produzida de forma natural ou artificial. Na natureza, a radiação ultravioleta (raios UV) e a infravermelha são aquelas produzidas por corpos que apresentam calor, sendo o Sol a principal fonte. A radiação ultravioleta também pode ser obtida artificialmente através de lâmpadas fluorescentes ou câmaras de bronzeamento artificial.

Radiação ionizante

A radiação ionizante é a designação dada às radiações de tipo eletromagnético e corpuscular, que ao entrarem em contato com a matéria, causam direta ou indiretamente a criação de iões. Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser ionizante (alto nível de energia) ou não-ionizante (baixa energia).

A radiação ionizante tem inúmeras aplicações na vida humana: medicina nuclear (radioterapia), exames de diagnósticos (raio X), indústria bélica, conservação de alimentos, agricultura, entre outras.

Qualquer radiação pode ser prejudicial à saúde, tendo em conta o tempo de exposição e a intensidade da radiação. Contudo, a exposição inadequada às radiações ionizantes pode causar graves danos à saúde das pessoas ou dos animais.

Radiação nuclear

A radiação nuclear (ou radioatividade), é a radiação emitida pela desintegração de alguns elementos químicos. A exposição prolongada à radiação nuclear pode causar várias lesões e doenças, como por exemplo: queimaduras (radiação alfa), infertilidade, doenças sanguíneas, doenças cerebrais, doenças gastrointestinais, mutações genéticas (principalmente a radiação gama), etc.

O significado de Radiação está na categoria: Geral