Significado de Recalcado

Compartilhar no Facebook

O que é Recalcado:

Literalmente, recalcado significa algo que foi calcado repetidas vezes. O termo é usado figurativamente ao nível da Psicanálise para designar um indivíduo que padece de recalque (ou recalcamento).

O recalque foi inicialmente estudado por Freud e designa o mecanismo através do qual o indivíduo tenta eliminar do seu consciente representações que considera inaceitáveis. É um processo ativo no qual o indivíduo tenta manter ao nível do inconsciente emoções, desejos, lembranças ou afetos passíveis de entrarem em conflito com a visão que o sujeito tem de si mesmo ou na sua relação com o mundo.

Segundo Freud, esse mecanismo está presente desde o início e trata-se de algo que contribui para uma simplificação da existência, não devendo ser forçosamente considerado como patologia. O estado patológico é atingido quando a pulsão reprimida passa a provocar desprazer em vez de prazer.

Devido a características como baixa autoestima, isolamento, timidez ou autopunição, o termo "recalcada" é utilizado popularmente para designar uma pessoa invejosa ou reprimida, muitas vezes como forma de insulto.