Significado de Recalque

Compartilhar no Facebook

O que é Recalque:

Recalque, também conhecido como recalcamento, é o ato ou efeito de recalcar, de dominar, de concentrar, de reprimir aspirações, desejos, instintos.

O termo recalque tem sido bastante usado na internet. Uma pessoa recalcada fala mal dos outros, porque por exemplo, tem inveja. No mundo da música, várias músicas foram feitas sobre o tema de recalques e pessoas recalcadas.

Na psicologia o recalque é uma defesa automática e inconsciente com que são repelidas do consciente as ideias que são penosas ou perigosas.

Recalque na psicanálise

De acordo com Freud, o recalque é um dos conceitos fulcrais da psicanálise. Consiste em um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo.

A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo.

Recalque diferencial

Recalque diferencial é uma expressão utilizada na engenharia civil que descreve a diferença entre os recalques de dois elementos de uma fundação. Se um prédio é construído sobre uma camada de argila fina, pode ocorrer recalque diferencial, que em muitas ocasiões origina fissuras diagonais nas estruturas.

O recalque diferencial causa distorções nas estruturas, e dependendo da sua magnitude, pode causar fissuras ou trincas nessas estruturas.

O significado de Recalque está na categoria: Geral