Significado de Receitas e Despesas

Compartilhar no Facebook

O que são Receitas e Despesas:

Receitas e despesas são termos de estudos da contabilidade e finanças em geral, onde é ensinado que as despesas são gastos para direta ou indiretamente gerarem receitas, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços.

As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Ver também o significado de Contabilidade

Conceito de Receita

Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços, como por exemplo: alugueis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

Receita pública

As receitas não necessariamente se limitam as empresas, existem também as receitas do Governo, chamadas de receita pública.

Receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

Conceito de Despesa

Despesa é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo: juros, multas, material de escritório, etc.

A diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final.

Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam uma aumento do patrimônio líquido, as despesas diminuem o valor do mesmo.

As despesas podem ser divididas em antecipadas e não operacionais. Despesas antecipadas são as pagas antecipadamente e que serão consideradas como despesas no decorrer do exercício seguinte, como seguros a vencer. Despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

A comparação entre receitas e despesas ocorre na apuração do resultado do exercício, que é o saldo do confronto entre elas, depois de um ciclo de operações em uma empresa, se o resultado for positivo a empresa teve lucro, se o resultado for negativo a empresa teve prejuízo.

O significado de Receitas e Despesas está na categoria: Geral