Significado de Reflexão Crítica

O que é Reflexão Crítica:

Reflexão crítica é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa.

Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceitos e pré-conceitos.

Refletir criticamente também é posicionar-se a partir de um conjunto de informações conquistados com a pesquisa.

Alguns termos usados quando se fala em reflexão crítica é “não julgar o livro pela capa”; que significa não julgar o fato ou o objeto sem antes conhecer criteriosamente suas intenções, origem, autores, etc.

Reflexão crítica é uma reflexão abrangente, questionadora e autônoma. Consiste em fazer com que um indivíduo vá além do que ele lê ou ouve, buscando diferentes perspectivas para analisar um mesmo fato.

Define-se por não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido como um todo.

Reflexão crítica na filosofia

Reflexão crítica é muito usada também na filosofia. A própria filosofia é uma reflexão sistemática e crítica que objetiva captar a "coisa em si", a estrutura oculta e o modo de ser existente. Para que a reflexão seja filosófica, é preciso que haja criticidade.

Saiba mais sobre o significado de Filosofia

O significado de Reflexão Crítica está na categoria: Geral