Significado de Resumo

Compartilhar no Facebook

O que é Resumo:

Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.

Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. Em algumas ocasiões, a palavra sinopse é usada como sinônimo de resumo.

A elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes. Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico (com opiniões críticas do autor).

O resumo é um exercício escolar cobrado frequentemente pelos professores. Escrever um texto em poucas linhas ajuda o aluno a desenvolver a sua capacidade de síntese, objetividade e clareza: três fatores que serão muito importantes ao longo da vida escolar. Além de ser um ótimo instrumento de estudo da matéria para fazer um teste.

Resumo é sinônimo de "recapitulação", quando, ao final de cada capítulo de um livro é apresentado um breve texto com as ideias chave do assunto introduzido. Outros sinônimos de resumo são: sinopse, sumário, síntese, epítome e compêndio.

O resumo dos capítulos de uma novela é um recurso muito utilizado pelos canais de televisão, revistas ou sites específicos para apresentação diária de uma sequência dos principais acontecimentos em determinado capítulo.

Resumo e resenha

Uma resenha é um texto onde existe a opinião crítica da pessoa que escreve em relação ao livro ou documento sobre o qual foi elaborada a resenha. Apesar de transmitir a opinião do escritor, a utilização da primeira pessoa em uma resenha não é recomendada. É importante referir que no caso da resenha descritiva, a opinião do autor pode não estar presente.

Por outro lado, o resumo não contém a opinião (a não ser que se trate de um resumo crítico), e se trata apenas de uma síntese das principais ideias do livro ou documento.

Como fazer um resumo

O primeiro passo para fazer um resumo consiste na leitura atenta do texto que vai ser resumido. Depois devem ser identificados nos diferentes parágrafos os conceitos-chave, ou seja, as ideias mais importantes. Em seguida, deve ser feito o resumo, onde os parágrafos são descritos de forma concisa, nunca esquecendo de abordar os conceitos mais importantes. Como conclusão, deve ser feita uma leitura atenta do resumo, para comprovar que as principais idéias do texto original estão incluídas no resumo.

O significado de Resumo está na categoria: Geral