Significado de Romantismo

Compartilhar no Facebook

O que é Romantismo:

Romantismo foi um movimento artístico do século XIX que teve influência na literatura e nas várias manifestações da arte.

É uma expressão usada para designar uma situação que envolve um universo romântico, poético ou romanesco. Está associado à ternura, à paixão e a sensibilidade. O mundo cor de rosa da juventude feminina está intimamente ligado ao romantismo.

O romantismo surgiu graças a mudanças de mentalidade que ocorreram no fim do século XVIII. O romantismo foi marcado pelo regresso ao mundo medieval e uma oposição ao classicismo grego.

A designação "romântico" foi usada pela primeira vez por volta de 1750 em Inglaterra de forma pejorativa em relação a novelas pastoris e de cavalaria. No entanto, mais tarde o sentido depreciativo foi perdido, sendo usado por Rousseau como sinônimo de pitoresco ou sendo usado para descrever uma sensação causada por uma paisagem.

Romantismo na literatura

Romantismo foi um movimento literário que começou no final do século XVIII, na Europa, quando alguns escritores abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos, e passaram a falar da natureza, do sofrimento amoroso num tom pessoal e repleto de melancólico, fazendo da literatura uma forma de desabafo sentimental. Essa nova tendência começou na Alemanha, chegou à Inglaterra e à França, estendendo-se para outros países.

Os escritores voltaram-se para a nostalgia dos tempos medievais, época da formação de suas nações, valorizando os heróis e as tradições populares, numa reação à cultura aristocrática que ainda vigorava. No século XIX, o Romantismo atinge sua maior intensidade, tornando-se um traço marcante do Romantismo como estilo de época.

A fundamentação teórica do romanstismo na literatura surgiu na Alemanha, através de Hegel, Schelling e Fichte, filósofos do idealismo clássico (também conhecido como romantismo filosófico).

Romantismo nas artes plásticas

O Romantismo foi uma escola estética que surgiu, paralelamente ao romantismo literário, como reação ao classicismo e ao neoclassicismo e se caracterizou pelo subjetivismo, pela liberdade de assuntos, de composição, de cores etc., a arte utilizada como meio de expressão e de sentimentos.

Romantismo no Brasil

O Romantismo no Brasil nasceu do processo sócio cultural que surgiram com a independência política, proclamada em 1822: o novo público leitor, as instituições universitárias e o nacionalismo do qual os escritores foram os principais intérpretes.

Os valores do Romantismo europeu adequaram-se às exigências ideológicas dos escritores brasileiros. Que encontraram sua representação no indianismo, na natureza e na forma brasileira de escrever. O Romantismo piegas também teve sua representação, no livro “Os Maias” de Eça de Queiroz.

O significado de Romantismo está na categoria: Geral