Significado de RPG

Compartilhar no Facebook

O que é RPG:

RPG é a sigla inglesa de Role-Playing Game, que em português significa "jogo de interpretação de personagens", é um gênero de videogames.

Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua.

Cada jogo, também chamado de “sessão” ou “aventura”, terá o enredo definido pelo jogador, mediante um determinado sistema, isto é, um conjunto de regras definidas para cada personagem. A decisão de cada um influenciará no destino do jogo.

Em geral, cada aventura é constituída por um Mestre e os restantes jogadores. O Mestre tem a responsabilidade de criar a história, o cenário, a época, introduzir personagens secundários e julgar as ações dos personagens principais, de acordo com o sistema de jogo. Aos jogadores cabe a criação e controle do seu próprio personagem durante o jogo.

As formas de RPG mais comuns são: Tradicional (ou RPG de mesa), onde as ações são descritas oralmente; Live Action, onde os personagens se caracterizam e interpretam corporalmente os seus papéis; Aventura-solo, onde um jogador sozinho se orienta através de um livro.

Os jogos de RPG via internet possuem diferentes modalidades e permitem a participação à distância de vários jogadores.

Além dos live action, existem também os Turn Based RPG (RPG baseado em turnos ou rondas) em que, assim como no xadrez, o jogador tem tempo para fazer a sua jogada e estabelecer a sua estratégia.

Alguns dos RPGs mais famosos são: Final Fantasy, Mass Effect, DragonQuest, Dark Souls, The Witcher, Dragon Age: Origins, World of Warcraft, The Elder Scrolls V: Skyrim, Chrono Trigger, etc.

No âmbito da fisioterapia, existe a expressão fisioterapia de RPG, um método de correção de postura.

O significado de RPG está na categoria: Siglas