Significado de Sarcasmo

Compartilhar no Facebook

O que é Sarcasmo:

Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, escárnio, motejo.

É um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se às vezes quase num insulto. A ironia é uma inversão do real significado de algo em determinado contexto, por exemplo, quando se diz o contrário do que se pensa. Apesar da função de criticar e censurar algo ou alguém, a ironia é uma reação mais moderada que o sarcasmo.

Muitas vezes, um comentário sarcástico apresenta no seu conteúdo palavras cruéis que provocam uma reação ofensiva e mágoa em quem o recebe. Serve para menosprezar e desprezar uma determinada pessoa. Apesar das reações dramáticas, o sarcasmo também está relacionado com a comédia.

Um indivíduo sarcástico utiliza uma forma específica de falar que provavelmente ofende outras pessoas. Muitas vezes, o uso excessivo do sarcasmo indica uma pessoa arrogante.

Como figura de estilo, o uso do sarcasmo destaca-se na literatura e na arte de falar em público (oratória). Na literatura, a sátira é uma composição poética rica em sarcasmos. A sátira tem o objetivo de apontar e ridicularizar os defeitos de uma sociedade, incidindo em um tema em particular.

Exemplos de sarcasmo

Senhora, tem um pouco de cara na sua maquiagem.

Espere um momento, estou tentando imaginar como você seria se tivesse cérebro.

O seu perfume é bom. Quanto tempo você esteve submerso nele?

Você precisa de um cirurgião plástico e não de um médico.

O significado de Sarcasmo está na categoria: Geral