Significado de Segurança

Compartilhar no Facebook

O que é Segurança:

Segurança é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de segurar. Também pode ser sinônimo de confiança, garantia, firmeza, estabilidade e certeza.

No âmbito militar, a segurança consiste em um conjunto de medidas que tem como objetivo a preservação da liberdade e o combate a qualquer manifestação que tente limitá-la. Neste caso, a segurança pretende defender um grupo ou território que estão ameaçados, através do deslocamento de forças.  Este conceito também está intimamente ligado ao armamento, equipamentos (tanques, navios, etc) e sistemas de defesa que são utilizados para proteger instituições e cidadãos. Também existe o conceito de segurança nacional, que indica os métodos usados para defender a integridade de uma nação.

A segurança no trabalho é a área responsável pela criação e implementação de normas de prevenção de acidentes dentro de uma organização. As normas de segurança são essenciais em indústrias, para a proteção de funcionários que trabalham com materiais ou processos de produção potencialmente nocivos.

No contexto dos transportes, a segurança designa as condições criadas para uma circulação mais segura de veículos na estrada, mar, rio, vias férreas e no ar. No caso específico da circulação de veículos na estrada, existe sinalização cujo objetivo é incentivar os motoristas a adotarem comportamentos adequados para que se evitem acidentes.

A palavra segurança também pode expressar uma pessoa que tem como função garantir a proteção e o bom funcionamento das normas de segurança de um determinado lugar. Ex: O segurança do shopping ajudou a evacuar todo mundo quando começou o incêndio.

Um dos equipamentos de segurança mais conhecidos são as câmeras de segurança, que servem para captar e em alguns casos, gravar imagens de um determinado local.

A palavra segurança também pode expressar convicção de alguma coisa. Ex: O amor de Deus é a minha segurança.

Segurança pública

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é um dos deveres do Estado, constituindo um direito e responsabilidade de todos, que é um processo exercido para preservar a ordem pública e ao bem-estar das pessoas e do patrimônio. A segurança pública é exercida pelos seguintes órgãos: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Segurança da informação

Segurança da informação consiste na proteção de um conjunto de dados, sejam eles pessoais ou de uma empresa, para que não sejam consultados, copiados ou alterados por indivíduos não autorizados.

A segurança da informação está fundamentada em valores como a confidencialidade, integridade e disponibilidade, que pretendem preservar o valor da informação ou dados. Atualmente, a segurança da informação é mais falada a nível de sistemas informáticos, apesar de não ser exclusiva dessa área. No universo das informações eletrônicas, os hackers são conhecidos por conseguirem encontrar brechas em sistemas, violando a segurança da informação.

Segurança alimentar

A segurança alimentar é a atividade estratégica exercida para promoção de uma alimentação saudável, com acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.

Promove processos de produção, transporte e armazenamento que contribuam para a manutenção da qualidade dos alimentos.

O significado de Segurança está na categoria: Geral