Significado de Serasa

O que é Serasa:

Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) é uma empresa privada brasileira de caráter público, responsável por reunir informações, fazer análises e pesquisas sobre as pessoas físicas e jurídicas que estão com dívidas financeiras.

Serasa Experian foi criada por bancos e instituições financeiras, com o objetivo de centralizar informações sobre todos os devedores do país, fazendo assim com que bancos e lojas que vendem a crédito possam ter maiores garantias sobre a idoneidade sobre os clientes.

A principal função da Serasa é gerenciar um gigantesco banco de dados, onde constam todas as pessoas e empresas que apresentam algum tipo de inadimplência financeira, seja em bancos ou no comércio.

Os bancos e lojas pagam um valor mensal para poderem ter acesso a todo o banco de dados da Serasa, verificando assim se o cliente que deseja crédito em determinado estabelecimento, por exemplo, não possui dívidas em outros locais.

Caso o nome de um indivíduo esteja incluído no banco de dados, por exemplo, provavelmente não conseguirá a aprovação de um novo crédito, apenas após o pagamento da dívida atrasada e quando o seu nome for excluído da lista da Serasa.

A atuação da Serasa está prevista e reconhecida no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).

SPC e Serasa

Assim como a Serasa, o SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) também mantém um banco de dados com as informações de todos os devedores em território nacional.

No entanto, enquanto a Serasa se concentra em dívidas bancárias, o SPC armazena em seu banco de dados os devedores do comércio. Aliás, o SPC, ao contrário da Serasa, é um órgão que pertence a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O SPC também está regulamentado através do Código de Defesa do Consumidor.

O significado de Serasa está nas categorias: Geral, Direito