Significado de Sessão

Compartilhar no Facebook

O que é Sessão:

Sessão significa o intervalo de tempo durante o qual se realiza uma reunião deliberativa ou uma atividade específica como um espetáculo de música, de cinema ou de teatro, uma sessão de fotos, uma sessão de terapia e etc.

Quando se refere a um julgamento, designa-se por sessão cada reunião na qual se reúnem juízes, advogados e outros intervenientes para discutirem e deliberarem sobre um caso.

A palavra está relacionada com o ato de sentar-se (por exemplo, para assistir a uma sessão de cinema ou para uma reunião) e tem origem etimológica do latim sessio, que significa “assento”, “cadeira”.

É muito frequente a confusão da palavra sessão com outros termos homônimos e homófonos, como cessão e seção. Este equívoco acontece porque essas palavras possuem a mesma pronúncia, mas a grafia e o significado de cada uma se diferem.

Cessão, Seção e Sessão

Cessão é o ato de ceder, conceder ou atribuir algo a alguém. No Direito, cessão é a transmissão dos direitos para outrem, geralmente mediante um contrato.

Seção é uma repartição, um departamento. O termo está relacionado com a divisão em departamentos das organizações do Estado, por exemplo, seção de informática, seção de finanças.

Sessão é uma reunião na qual se discute e delibera sobre determinado assunto.

O significado de Sessão está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa