O que é Sexismo

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Sexismo é o ato de discriminação e objetificação sexual, é quando se reduz alguém ou um grupo apenas por seu gênero ou orientação sexual.

Um exemplo de sexismo é estipular que a cor rosa está relacionada ao gênero feminino, e o azul ao gênero masculino.

O sexismo é normalmente associado à posição que o machismo determina para as mulheres. Mas também pode ser relacionado ao tratamento preconceituoso dado pela sociedade aos homossexuais, aos transgêneros, entre outras formas de representação de identidade de gênero.

Mulheres e homens podem ter atitudes sexistas. Algumas linhas de estudos sobre gênero, inclusive, sugerem o uso do termo sexismo em substituição à palavra machismo, para que a característica negativa do machismo não seja algo somente associado aos homens.

A palavra sexismo encontra sinônimos nas suas variações conforme o gênero tratado. A discriminação contra mulheres é o machismo ou misoginia, enquanto o preconceito contra homens é chamado de misandria.

O que é ser sexista

Sexista é a pessoa que tem pensamentos e atitudes sexistas. Uma das formas de reconhecer o sexismo em um ato é inverter os gêneros, colocar um homem para fazer o que está sendo proposto a uma mulher. Se causa estranhamento, é sexismo.

Por exemplo, nas antigas propagandas de cerveja, usam-se constantemente os corpos femininos, relacionando-os aos atributos da cerveja, como argumento de venda. Tente inverter o gênero explorado na campanha: faria sentido um homem com as mesmas roupas, fazendo os mesmos movimentos? Seria apelativo para o público ou causaria estranhamento?

O sexismo age ao se estipular um comportamento padrão para homens e mulheres. É sexismo quando se espera que um homem seja forte, goste máquinas pesadas e goste de carros, tenha modos mais rudes e agressivos, entre outros.

Da mesma forma, quando se espera que mulheres gostem de rosa, sejam mães, cuidem da casa e da família, trabalhem em profissões ditas femininas, como na área da enfermagem, do serviço social ou da pedagogia, entre outros.

Entre as consequências da sociedade sexista estão a misoginia, a homofobia e a masculinidade tóxica; nas quais socialmente se espera que uma pessoa tenha determinado comportamento (conforme seu gênero), e quando ela não demonstra tais características, acaba sendo discriminada.

As consequências do sexismo são graves, afetam as pessoas individual e socialmente, resultam em desigualdade, preconceito, discriminação e violência.

Saiba mais sobre misoginia e misandria.

Exemplos de sexismo

O sexismo é um fenômeno social presente no cotiano das pessoas, atrapalhando a vida e também o desenvolvimento social. Conheça alguns exemplos comuns de sexismo:

  • Remuneração desigual - homens e mulheres nas mesmas funções com salários diferentes. Atualmente é crime no Brasil a distinção sexista de salários;
  • Divisão desigual das atividades domésticas - deixar as atividades da casa e do cuidado das crianças/idosos somente sob a responsabilidade das mulheres;
  • Piadas e expressões sexistas - comentários que diminuem as mulheres ou pessoas LGBTQIA+, mesmo que feitas em brincadeiras;
  • Assédio sexual - comentários e avanços sexuais inadequados no ambiente de trabalho ou outros locais, utilizando de uma relação de poder para humilhar e vitimizar uma pessoa;
  • Estereótipos de gênero - pensamentos que afirmam que deve haver um padrão de comportamento por gênero;
  • Objetificação - tratar mulheres como objetos de uso sexual, seja em relacionamentos pessoais ou na representação midiática;
  • Violência de gênero - agredir mulheres e pessoas LGBTQIA+ somente por seus gêneros.

Veja também feminismo e desigualdade de gênero.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Equipe da Enciclopédia Significados
Edição por Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar