Significado de Síndrome

Compartilhar no Facebook

O que é Síndrome:

Síndrome (do grego "syndromé", cujo significado é "reunião") é um termo bastante utilizado em Medicina e Psicologia para caracterizar o conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou condição.

A medicina indica que uma síndrome não deve ser classificada como uma doença, indicando que no caso de uma síndrome, os fatores que causam sinais ou sintomas nem sempre são conhecidos, o que acontece (quase sempre) no caso de uma doença.

No sentido figurado, o termo designa um conjunto de características que, quando associadas a situações críticas, podem gerar insegurança ou medo. Por exemplo: "síndrome da violência urbana".

Em Português são também permitidas as variantes síndromo ou síndroma. Algumas das síndromes mais conhecidas são:

  • Síndrome de Imunodeficiência Adquirida: popularmente conhecida como AIDS, sigla da mesma expressão em língua inglesa, é provocada pelo vírus HIV que reduz a eficácia do sistema imunológico. Em Português Europeu é conhecida como SIDA, sigla da expressão em português.
  • Síndrome de Down: também conhecida como Trissomia do Cromossoma 21, os afetados por esta condição caracterizam-se por diferenças ao nível morfológico e comprometimento mental.
  • Síndrome de Estocolmo: sentimento de simpatia que um sequestrado pode desenvolver em relação ao seu sequestrador. Síndrome do Pânico: distúrbio mental que faz com que o indivíduo afetado tenha ataques de pânico esporádicos e por vezes intensos.

O significado de Síndrome está na categoria: Medicina