Significado de Sinistro

Compartilhar no Facebook

O que é Sinistro:

Sinistro é uma palavra com origem no termo em latim sinistru e significa esquerdo, funesto, ameaçador, assustador, desgraçado. Também pode ser sinônimo de desastre, acidente, grande prejuízo ou naufrágio.

A origem da palavra remete para o lado esquerdo, ou para um indivíduo que é canhoto. Como a grande maioria das pessoas usa a mão direita, quando tentam cumprir alguma tarefa com a mão esquerda o resultado não é positivo. Por esse motivo, a palavra começou a ganhar o sentido de "desastrado" ou "desvantajoso". O significado da palavra continuou evoluindo, e atualmente a palavra sinistro tem uma conotação negativa (em quase todos os casos).

O sinistrismo é um sinônimo de mancinismo ou canhotismo e consiste na utilização dos membros esquerdos para a realização de diferentes tarefas.

No contexto jurídico e dos seguros, um sinistro é um acidente que causa prejuízo em algum bem que está segurado. Nesta área, um dos sinistros mais comuns são acidentes entre veículos motorizados.

Na gíria, e principalmente para pessoas mais jovens, a palavra sinistro tem um significado completamente oposto, descrevendo uma pessoa ou acontecimento "legal", "maneiro", "impressionante". Ex: O filme de ontem foi o melhor que eu já vi! Foi sinistro!

O significado de Sinistro está na categoria: Geral