Significado de Síntese

Compartilhar no Facebook

O que é Síntese:

Síntese é um substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que indicava uma composição ou arranjo. Uma síntese pode ser um resumo, sumário, sinopse, ou seja, uma descrição abreviada de um texto.

Na filosofia, a síntese é uma composição ou reunião das diversas partes de um todo em uma unidade: "unificação". Para Kant, consiste na união do que é dado empiricamente com a experiência objetiva. Para Hegel, é o assumir de entidades opostas (tese e antítese) numa unidade superior (dialética). A síntese filosófica é um processo que procede do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para as consequências. Quando relacionada com a dialética, a síntese tem como objetivo defender uma tese ou ideia através da argumentação.

No contexto da didática tradicional, a síntese é o ato de abordar as principais ideias e pontos de conexão de uma determinada lição.

A formação de compostos químicos a partir dos seus elementos ou de compostos mais simples também é conhecida como síntese. As substâncias sintéticas são aquelas que se elaboram artificialmente, ou seja, sinteticamente. Neste caso, a síntese consiste numa operação através da qual se reúnem os corpos simples para formar os compostos, ou os compostos para formar outros de composição ainda mais complexa.

Síntese de texto

A síntese de um texto é um resumo do texto original, onde são apenas considerados os pontos principais abordados pelo autor.

Síntese proteica

A síntese proteica é um fenômeno que ocorre dentro das células, e que consiste na formação de proteínas através da junção de aminoácidos. A síntese proteica é composta por três fases: transcrição, ativação de aminoácidos e tradução. Para que ocorra a síntese proteica, são precisos 3 RNAs:  mRNA (RNA mensageiro), rRNA (RNA ribossômico), tRNA (RNA transportador).

O significado de Síntese está na categoria: Geral