Sistema digestório

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

O sistema digestório é formado pelo conjunto de órgãos responsável pela digestão dos alimentos.

É esse sistema que recebe a alimentação, capta os nutrientes presentes e faz a eliminação do que não for necessário.

Antigamente chamado de sistema digestivo, a principal função desses órgãos é justamente absorver os nutrientes presentes nos alimentos, essenciais para a saúde e vida humana.

Os órgãos e estruturas que fazem parte do sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Cada órgão tem uma função específica no processo de digestão, desde a quebra dos alimentos em porções menores, a produção de enzimas, absorção das substâncias e descarte dos resíduos.

Conforme o tipo de alimentação, a digestão pode variar, mas o processo pode levar até 8 horas para sustâncias mais pesadas, como as gorduras. A digestão inicia na boca, passa por vários órgãos do sistema digestório e termina no ânus.

Órgãos do sistema digestório

Ilustração mostrando todos os órgãos do sistema digestório.

O sistema digestório é comporto por diversos órgãos com fisiologias específicas, ou seja, cada um dos órgãos tem uma função no processo de digestão dos alimentos.

Todos os órgãos e estruturas do sistema ajudam no processo de digestão. Entretanto, nem todos recebem diretamente os alimentos, como o fígado, pâncreas e vesícula biliar, responsáveis pela produção de substâncias que ajudam na digestão.

Conheça a função de cada um dos órgãos, na ordem em que acontece o processo de digestão:

  1. Boca - é o primeiro órgão do sistema, onde inicia o processo de digestão. A boca recebe os alimentos e através da mastigação quebra as porções em pedaços menores. Com a ajuda das glândulas salivares (que produzem a saliva) o alimento é umidificado e as primeiras enzimas digestivas entram em ação, formando o bolo alimentar.
  2. Faringe - é a estrutura que recebe o bolo alimentar e por meio dos movimentos peristálticos, que são movimentos musculares, empurra o bolo para o esôfago.
  3. Esôfago - esse órgão continua a empurrar o bolo alimentar com movimentos musculares até que chegue ao estômago.
  4. Estômago - nesse órgão o bolo alimentar é mergulhado em suco gástrico (uma substância de ácido clorídrico e enzimas). Com a ação do suco gástrico, o bolo alimentar se transforma no quimo.
  5. Intestino delgado - ao chegar no intestino delgado, o quimo é banhado com mais substâncias: suco entérico, suco pancreático (produzido pelo pâncreas) e bile (feita pelo fígado). O quimo se transforma em quilo. Nessa fase, os nutrientes importantes para o corpo são absorvidos e jogados na corrente sanguíneas para chegar a todas as células.
  6. Intestino grosso -após a captação de nutrientes, o restante do quilo vai para o intestino grosso, onde passa por um processo de absorção da água, transformando-se no bolo fecal.
  7. Reto e ânus - o bolo fecal passa pelo reto até o ânus, onde é eliminado no formato de fezes.

Anatomia do sistema digestório

O sistema digestório completo tem cerca de 9 metros de comprimento, da boca até o ânus. Esse tamanho pode ter variações conforme a estrutura corporal de cada pessoa.

É a maneira como está disposto dentro do organismo que faz com que seja possível o sistema caber em corpos humanos. Entenda a disposição dos órgãos do sistema digestório dentro do corpo:

Esquema ilustrativo com os nomes e posição dos órgãos e estruturas do sistema digestório.

Digestão mecânica e digestão química

A digestão mecânica e a digestão química são processos que acontecem para a digestão dos alimentos. É como se fossem duas fases de um processo maior de digestão.

Durante a digestão, o sistema digestório quebra dos alimentos em partículas menores para conseguir fazer a sua absorção. Esse procedimento de quebra acontece de duas formas; na digestão mecânica, os alimentos são transformados em pedaços menores graças a mastigação.

Trata-se de um procedimento mecânico em que os dentes e a musculatura do rosto e garganta fazem movimentos para quebrar as partículas alimentares.

Já na digestão química, como o nome diz, acontece um processo químico. Isto é, são usadas enzimas, substâncias capazes de decompor alimentos em partes menores.

Cada tipo de alimento é decomposto por enzimas específicas, por exemplo: os carboidratos são decompostos pelas enzimas amilases, já os lipídios ou gorduras pelas lipases, as proteínas com a proteases e a lactose com a lactase.

Veja também:

Rubens Castilho
Review científica by Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar