Status Quo

Eva Andrés Vicente
Revisão por Eva Andrés Vicente
Licenciada em Filologia Clássica

Status Quo ou Statu quo é uma expressão do latim que significa “estado atual”. Existem as duas formas, sendo Status quo a mais popular e Statu quo a mais correta.

O status quo está relacionado ao estado dos fatos, das situações e das coisas, independente do momento. O termo status quo é geralmente acompanhado por outras palavras como manter, defender, desafiar, mudar, etc.

Neste sentido, quando se diz que “devemos manter o status quo”, significa que a intenção é manter o atual cenário, situação ou condição, por exemplo.

Por outro lado, quando se diz que “devemos mudar o status quo”, significa que o estado atual deve ser alterado.

Outros exemplos: “Considerando o statu quo", significa considerando-se a situação atual.

Statu quo, como dito, consiste no posicionamento ou condição das coisas, e não necessariamente significa que sejam situações negativas ou ruins. Este é interpretado como um termo neutro, que pode ter qualquer sentido, seja ele positivo ou negativo.

O conceito inicial do status quo tem origem na expressão diplomática latina “in statu quo res erant ante bellum”, que pode ser traduzido por “no estado como as coisas eram antes da guerra”.

Esta expressão era utilizada no sentido de recuperar a situação de poder e liderança que havia antes de uma guerra.

Utiliza-se status quo também para simplificar uma conversa, como resumo dos diferentes elementos.

No âmbito jurídico é comum o uso da expressão status quo ante, no sentido de retomar a uma situação que era presente antes de determinada decisão judicial, por exemplo.

Veja também o:

Eva Andrés Vicente
Revisão por Eva Andrés Vicente
Licenciada em Filologia Clássica pela Universidade Complutense de Madrid (2007). Professora de aulas particulares de latim, grego e língua espanhola entre 2006 e 2009. Criadora de conteúdos online desde maio de 2021.
Outros conteúdos que podem interessar