Significado de Stricto Sensu

Compartilhar no Facebook

O que é Stricto Sensu:

Stricto sensu é uma expressão latina que significa "em sentido estrito". É utilizada para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido estrito. É incorporada em outros idiomas e em áreas de estudo como Biologia, Direito, Linguística, Semiótica etc.

Lato sensu é também uma expressão latina que significa "em sentido lato". É interpretada de forma oposta a "stricto sensu" porque deve ser compreendida no sentido mais abrangente e amplo de algo.

No Brasil, as expressões latinas "lato sensu" e "stricto sensu" foram introduzida no sistema de ensino para distinguir os cursos de pós-graduação de menor ou maior duração.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado sujeitos ao reconhecimento e autorização do MEC.

São cursos mais demorados, que podem variar de dois a cinco anos, e envolvem a formulação de um problema inédito que deve ser desenvolvido no sentido particular e específico de uma teoria. No final do curso o aluno recebe um diploma com o título acadêmico de mestre ou de doutor.

Ao contrário da pós-graduação "lato sensu" que compreendem os cursos de especialização e MBAs. No final do curso o aluno recebe um certificado de conclusão do curso.

O significado de Stricto Sensu está na categoria: Geral