Significado de Surreal

Compartilhar no Facebook

O que é Surreal:

Surreal significa algo estranho, absurdo, que não corresponde à realidade. Dizer que algum acontecimento é surreal significa que foge à realidade, que é bizarro ou absurdo.

Alguns estudiosos acreditam que a palavra surreal (ou surrealismo) foi criada pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, na junção de "sur" e "réalisme", que remete para alguma coisa que está além do realismo ou realidade.

O termo surreal designa aquilo que apresenta características próprias do surrealismo. Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa na década de 1920. Tinha como características o irracionalismo, a negação da lógica, a incoerência e valorizava todas as formas de expressão do inconsciente, do abstrato, dos sonhos e do próprio instinto.

As teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e as teorias políticas de Marx tiveram forte influência no movimento. Alguns dos artistas que se destacaram nesse período foram os pintores Salvador Dalí, Renée Magritte, Max Ernst, Giorgio de Chirico; o cineasta espanhol Luis Buñuel, dentre outros.

O significado de Surreal está na categoria: Geral