Significado de SUS

Compartilhar no Facebook

O que são SUS:

SUS é a sigla para Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde público brasileiro, um dos maiores do mundo.

O SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira em 1988 e segundo o artigo 4º da Lei Orgânica da Saúde 080 de 1990 é constituído pelo "conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público".

De acordo com o título VIII, capítulo II, seção II (Da Saúde), artigo 200 da Constituição Federal, o Sistema Único de Saúde tem como algumas de suas funções:

  1. controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;
  2. executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;
  3. ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;
  4. participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;
  5. incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico;
  6. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;
  7. participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;
  8. colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Em 2003 foi lançado o HumanizaSUS,  que representa a Política Nacional de Humanização (PNH), e tem como objetivo melhorar o Sistema Único de Saúde. Para alcançar um patamar mais elevado a nível de saúde, o HumanizaSUS pretende inovar na área da saúde.

Cartão SUS

O cartão SUS é um documento planejado para que o paciente possa aceder ao SUS de forma mais fácil. Além disso, o cartão SUS é capaz de armazenar dados relativos à data e local do atendimento, que cuidados foram administrados e qual o profissional atuou no caso em questão.

O cartão SUS potencia a comunicação entre diferentes estabelecimentos de saúde do país, fornecendo dados importantes que facilitam a criação e prática das políticas públicas de saúde. O utilização deste cartão torna mais fácil marcar consultas, exames e permite que pacientes possam ter medicamentos gratuitos.

Este cartão é fornecido de forma gratuita e pode ser obtido através da apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. O registro pode ser feito em hospitais, postos de saúde, clínicas ou em outros locais determinados pela secretaria municipal de saúde.

Princípios e diretrizes do SUS

O Sistema Único de Saúde é regido por alguns princípios e diretrizes. Alguns dos seus princípios são a universalidade, integralidade, preservação da autonomia, igualdade da assistência à saúde, direito à informação, divulgação de informações, etc. Algumas das suas diretrizes fundamentais são: a descentralização político-administrativa, o atendimento integral e a participação da comunidade.

O significado de SUS está na categoria: Medicina