Significado de Suscetível

Compartilhar no Facebook

O que é Suscetível:

Suscetível é um adjetivo de dois gêneros que indica a suscetibilidade de alguém ou alguma coisa. Suscetível indica a probabilidade de acontecer alguma coisa e classifica uma pessoa que sofre mudanças e sensações com facilidade.

Uma pessoa suscetível é uma pessoa "sujeita a" ou "propensa a". Esta palavra muitas vezes está ligada com a facilidade com que uma pessoa contrai alguma doença. Ex: A saúde dele sempre foi muito frágil, ele é muito suscetível a doenças.

No contexto da epidemiologia, um vírus tenta encontrar um hospedeiro, onde possa se replicar e vencer as defesas do organismo em questão. Esse hospedeiro pode ser suscetível ou resistente, sendo que um hospedeiro suscetível não apresenta resistência a esse agente patogênico e pode contrair a doença.

No sentido figurado, uma pessoa suscetível é uma pessoa melindrosa, que fica ofendida com qualquer coisa.

Existem algumas dúvidas relativamente à grafia desta palavra, mais concretamente a dúvida entre suscetível ou susceptível. Susceptível é a forma escrita usada no português de Portugal, contudo, o novo acordo ortográfico indica que suscetível é a forma correta de escrever a palavra.

Suscetibilidade magnética

Suscetibilidade magnética é a grandeza que mede a capacidade de magnetização dos corpos. Formalmente se define como a razão entre a polarização magnética induzida sobre um corpo e a intensidade de campo magnético que a provoca.

Suscetibilidade elétrica

Suscetibilidade elétrica consiste na grandeza que mede a capacidade de polarização elétrica da matéria. Formalmente se define como a razão entre a polarização dielétrica que se produz em uma substância e a intensidade de campo elétrico exterior necessária para esta.

O significado de Suscetível está na categoria: Língua Portuguesa